quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fofoca : Arma de Satanás

Vamos comentar um assunto que, infelizmente, insiste em se fazer presente no meio do povo de DEUS: A fofoca!!!
A Palavra de DEUS nos orienta e adverte a respeito do falar dos tolos (e aqui se inclui a fofoca), que pode inflamar os ânimos de algumas pessoas, trazendo sobre a vida daquele que “fofocou” severas ameaças e punições por parte de DEUS Todo Poderoso.
Em Êxodo 20:16 e 23:1, a Bíblia fala sobre o falso testemunho (a fofoca), onde o próprio DEUS fala para Moisés alertar o seu povo: Não dirás falso testemunho..., Não admitirás falso rumor... Inclusive faz parte dos Dez Mandamentos que DEUS, Todo Poderoso, entregou para Moisés.
Em Deuteronômio 5:20, Moisés repete para todo o povo o mandar de DEUS: “E não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” DEUS aqui não está dizendo que podemos dizer falso testemunho (fofoca) contra nosso inimigo, aquele que nos aborrece. Não! Ele diz: ao teu próximo! Não podemos “fofocar” contra a vida de ninguém, seja ele amigo, irmão, vizinho, ou até mesmo nosso inimigo. O Falso testemunho é contrário à soberana vontade de DEUS.
Asafe, quando compôs o Salmo 50, declara, nos versículos 19 a 22, que o falar mal das pessoas pode trazer a ira do SENHOR sobre o falante e não há ninguém que o livre de ser despedaçado por DEUS.
Os boatos (fofocas) têm uma característica perigosa e avassaladora. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoal e sensacionalista a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. As conversas são, geralmente, povoadas de críticas. O SENHOR lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de DEUS, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1:28-32).
A Bíblia, Palavra de DEUS, é clara quanto aos prejuízos (Pv 16:28; 18:6-8), e consequências da fofoca e da maledicência (Salmo 101:5; Mt 12:36-37).
Espalhar mentiras (fofocas) e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou integralmente pode também atrair a ira de DEUS. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. DEUS tem a fórmula adequada para lidar com o indivíduo que se encontra em pecado (Mt 18:15). Devemos abordar a pessoa em questão, e ninguém mais, para dar início ao paciente processo de sua restauração diante de DEUS, caso estejamos preocupados com a sua felicidade eterna (Gl 6:1).
Dar ouvidos a boatos (fofocas) é tão ruim quanto espalhar palavras perversas (1Sam 24:9; Pv 17:4). A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua (Tg 1:26). A fofoca e a maledicência são armas de satanás.
Na explanação do apóstolo Paulo sobre o estilo de vida santo que as mulheres espiritualmente amadurecidas devem ter para ensinar as mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, além de uma admoestação para que não acusem os outros e não sejam caluniadoras nos relacionamentos (1Tm 3:11; Tt 2:3).
Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras dolorosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade. Ela diminui a pessoa sobre a qual se fala. Ela desgraça o cristão que a pratica. Ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade.
Oremos, irmãos e irmãs, para que DEUS nos ajude a tirar do nosso meio a fofoca.
Amém ! Beijo santo ;*

3 comentários:

  1. Estou me tornando um leitor assíduo do seu blog.. Talvez porque aqui eu me sinta em companhia. Estou admirando você, Ana, espero que continue sempre assim..

    Quanto ao tema, veja só que não é só proibido alguém fazer fofoca, como também ouví-la. O fofoqueiro é uma espécie de assassino, pois ao destruir a reputação de alguém, ele acaba com a vida social/familiar/profissional de alguém. Ele também é uma espécie de idólatra, pois ao falar mal do alguém, ele se coloca como Juiz Supremo, se achando acima de todas as coisas.
    Lembro-me de uma história que ilustra bem o problema da fofoca: Uma vez um certo homem buscou ajuda de um grande sábio religioso para se redimir de seus pecados. Perguntou o homem ao sábio o que deveria fazer para fazer expiar seus pecados por ter falado mal de alguém. O Sábio falou: vá até uma loja e me compre um aconchegante travesseiro de penas de ganso, suba no alto do prédio mais alto da cidade, lá rasgue o travesseiro e deixe as penas cair sobre a cidade. O homem o fez sem pestanejar, contente por ser tão simples expiar seu pecado. Voltou ao sábio dizendo que havia feito conforme ele falou e perguntou se agora estaria livre do pecado. O Sábio respondeu, sim, estará livre assim que recolher de volta todas as penas.
    Assim é a fofoca.. mesmo que nos arrependamos, não conseguimos recuperar todos os estragos que ela causou. Ela se espalha fora do alcance de nossas mãos a ponto de não conseguirmos detê-la adequadamente, mesmo quando queremos voltar atrás. Por isso, para sermos pessoas justas, bondosas, devemos evitar as fofocas. Tanto de falar, como de ouvir. Se nada nos acrescentará o que o outro diz, melhor nem ouvir.
    Ana, mais vez, adorei o post. Não deixa de postar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa .. Concordo com oque falou !
    Obrigado, pois isso me anima muito haha
    Tenho que ver qual tema irei por aqui , eu estava alguns dias sem postar, mas em breve novidades hahahaha Beijo santo Alex:*

    ResponderExcluir
  3. Ana! Porque parou de escrever?! Acabei de conhecer seu blog! Francielle

    ResponderExcluir